O Canudo E Um Consumo Mais Consciente – O Que Está Errado?

Estamos em uma época mais consciente, pela primeira vez estamos nos preocupando com o meio ambiente, com o que jogamos no lixo e com o que comemos. Ja era hora né? Mas no meio de toda essa onda “gente boa” apareceram coisas bizarras, para não dizer hipócritas.

É certo que os canudos são o vilão da nossa geração.

Para que eles servem mesmo? Para nada.

Porém, nós os usamos constantemente e eles acabam indo para os mares e lixões. E PASMEM, ele não se dissolve! Plásticos – todos – são derivados do PETRÓLEO e eles existirão para sempre, enquanto forem descartados de qualquer jeito.

Consumo consciente vai além de parar de usar canudo

Ta todo mundo demonizando o canudo, buscando outras opções – como o de vidro e o de aço – mas não seria mais fácil parar de usa-los?  De qualquer forma essa onda contra o canudo parece ser algo bem exclusivo, porque o canudo é do mal, mas as embalagens de shampoo tudo bem, as roupas de poliéster tudo bem e as embalagens de comida tudo bem.

Vejo gente que nunca se importou com “causas” sustentáveis postando fotinhos com o seu canudo super cool de vidro – isso não é perigoso? – ou de aço, vejo gente postando foto dizendo que não usa canudo e logo em seguida usando outro objeto descartável de PLÁSTICO. Com isso eu só posso concluir que virou modinha odiar os canudos!

Mas será que modinhas vão salvar animais e o meio ambiente?

Não me entendam mal, eu acho mais do que justo pararem de usar canudo e acho muito legal pessoas que não tem nada a ver com esse rolê estejam conhecendo. Mas não podemos achar que é só isso que temos que fazer, pequenas trocas são legais mas tem muitas outras coisas importantes também!

Como eu disse acima, ainda temos que pensar no que faremos com as embalagens de shampoo e de comida, o que faremos com nossas roupas de poliéster, que soltam partículas de plástico em todas as lavagens – e elas acabam indo para o mar também. E o que faremos com as partículas de plásticos que estão em alguns cosméticos e produtos de limpeza? Temos que pensar em tudo isso também. Afinal existem “ilhas” de plástico flutuante e gigante nos oceanos.

Nossa rotina continua a prejudicar o meio ambiente!

Temos que repensar toda uma nova forma de consumo. Temos que respeitar mais o meio ambiente e se envolver de verdade. Não percebemos mas a maior parte da nossa rotina está ligada a jogar coisas “fora” e comprar coisas novas, tudo vem em embalagens de plástico e a maioria delas não vão para reciclagem!

Nem tem como reciclar tudo que usamos.

Então, o melhor a se fazer é repensar o consumo como um todo, ao invés de só repensar no consumo dos canudinhos!

15 Replies to “O Canudo E Um Consumo Mais Consciente – O Que Está Errado?”

  1. Muito interessante essa visão Ana. Às vezes a gente nem para pra pensar no impacto que estamos causando no nosso planeta. Mas com a ajuda e consciência de mais pessoas, dá pra mudar o mundo sim!

    Like

  2. Eu também percebi que os canudinhos andaram demonizados ultimamente, mas não podemos esquecer de outros detalhes importantes que estão presentes no nosso consumo exagerado. Uma coisa que eu ando levando bem a sério é comprar roupas usadas/brechó, e parar de achar que preciso de tanta coisa nova.

    Like

    1. Eu adoro comprar coisas usadas e de brechó. Acho que esse tipo de consumo é o mais interessante pois da uma nova utilidade para coisas que não servem mais para alguém! Muito legal ❤

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: