Resenha de O peso do pássaro morto – Aline Bei na sua estréia na literatura brasileira

Pegue tudo que você sabe sobre prosa e jogue fora. Uma nova era dentro da literatura brasileira está começando. Aline Bei chegou devagarinho dentro de uma editora pequena a Nós e se destacou, não só pelo seu carisma e coragem, mas pela sua narrativa diferentona e bonita. Ela passeia pelo teatro e pela literatura e isso está estampado no seu livro de estreia, que foi escrito em versos, como um grande poema em prosa.

O peso do pássaro morto ganhou o Prêmio São Paulo de literatura de 2018, na categoria melhor romance de autor com menos de 40 anos.

Aline Bei trouxe força para a literatura brasileira contemporânea.

O livro pode ser lido em um dia, apesar dos temas fortes a leitura é fácil. Conhecemos uma personagem sem nome que poderia ser qualquer uma de nós. Uma menina, sonhadora, curiosa que está descobrindo o mundo e como ele funciona. Porém, como na vida de qualquer mulher, esse descobrimento não será fácil. Logo na infância ela perde pessoas próximas e queridas, importantes no seu dia a dia. A personagem amadurece através do tempo e a autora traz fragmentos de sua vida da idade dos 8 até os 52 anos.

Na adolescência, em meio a descobertas ela sofre uma violência que empaca seu crescimento. Acho interessante apontar o modo como essas situações tão doloridas afetam para sempre a vida de alguém que sofreu a violência. A personagem tem muita dificuldade de se relacionar com outras pessoas, ela virou uma casca. Viu o filho crescer e não se conectou com ele, viu a vida passar sem se jogar. Ela perdeu os sonhos, as vivências, as relações naquela fatídica noite, e sabe disso. Ela sente dor, ela sofre, mas sempre sozinha.

Esse livro nos mostra que aquela mulher somos todos nós, os traumas passam de geração em geração até termos um respaldo para quebrar esse ciclo de dor. Mas isso não é fácil. Aline Bei é sensacional colocando isso no papel. O peso do pássaro morto é um livro que recomendo a todos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: