Como escrever um conto incrível | 6 dicas para começar a escrever hoje!

Uma das coisas que aprendi na pós foi como escrever um conto potente. Um conto que prenda a atenção de quem está lendo e crie sensações fortes em poucas páginas. O que eu quero aqui e te ajudar a escrever contos muito melhores, com dicas que eu mesma uso e que aprendi escrevendo, lendo e com meus professores.

Bom, já pega seu caderninho e uma caneta para anotar tudo! Vamos lá?

6 dicas para você escrever um conto incrível hoje!

Dica 1: Escolha um fio condutor para brilhar na sua história

Você não precisa de uma ideia genial para escrever um conto incrível. Você precisa apenas do fio condutor, que pode ser tudo que você imaginar, um final, um personagem, um tema, um tipo de narrador, uma mensagem que você quer passar. Esse fio condutor vai ditar o tom da história e vai te levar até o fim. É ele que deve estar brilhando, tudo além disso é dispensável. Foque no fio sem fazer desvios para as outras ideias que surgirem. Assim, o conto fica mais conciso e menos confuso.

Dica 2: Foque em um, ou dois personagens no máximo.

contos devem ter poucos personagens, isso não é uma regra restrita, nada aqui é. Mas um conto potente geralmente não tem desvios para outras narrativas. Outra coisa, os personagens de contos são diferentes dos de Romance. No conto você não precisa mostrar eles por inteiro, você pode escolher fragmentos que fazem sentido para história. O passado do personagem só é importante quando isso interfere suas escolhas no presente.

Dica número 3: O conto é todo sobre cenas!

Ações, ações, ações. Ele é para te deixar sem fôlego, lendo e escrevendo. Então aposte em cenas e esqueça as grandes descrições, e os flashbacks. Foque no aqui e no agora do personagem.

Dica 4: Estruture! Um conto precisa ter começo, meio e fim.

Quando eu não sei muito bem o que escrever eu abro uma página em branco e divido em três e coloco tudo que quero em cada parte. O começo é a introdução da história, a apresentação de um conflito. O meio é o desenrolar desse conflito, onde as coisas ficam tensas. E o fim é o grande nocaute.

Dica 5: Segundo Cortázar um conto te vence pelo nocaute!

Enquanto o romance deve vencer por pontos o conto deve ter um final brutal, daqueles que te fazem ficar pensando horas no que aconteceu. O final do conto é para impactar mesmo, por isso muita gente escolhe ele como fio condutor.

Dica 6: A arma de Tchekhov.

Vocês devem conhecer essa, mas estou falando aqui porque para mim essa é a grande sacada do conto. Bom, ele diz que:

“Se no primeiro ato você colocar uma pistola na parede, no seguinte ela deve ser disparada. Em outro caso não coloque ela lá.”

E o que isso significa? Que tudo que tem dentro de um conto (no caso ele fala do teatro mas sabemos que ele foi um grande contista também) deve ser essencial, nunca coloque nada a mais, nunca deixe arestas soltas, o conto deve ser conciso e tudo que tem lá deve ser estritamente o necessário.

Espero que essas dicas te façam escrever um conto incrível!

Me conta nos comentários se essas dicas foram úteis ou se você tem algo para adicionar.

Assista a esse vídeo no Youtube:

2 Replies to “Como escrever um conto incrível | 6 dicas para começar a escrever hoje!”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: