COMO MELHORAR MINHAS HISTÓRIAS? | 7 erros que todo escritor comete e como evitá-los!

Hoje eu vou falar sobre os erros comuns que escritores iniciantes cometem na hora de escrever um livro ou um conto. Eu, inclusive, já cometi muito desses erros nas minhas histórias e já vi colegas escritores fazendo a mesma coisa. Então eu fiz esse vídeo por que eu não quero que você erre mais!

O processo de escrita é longo e exige muita dedicação! Eu sempre falo isso, né? Mas é verdade, escrever é um processo sem fim, e os escritores estão sempre procurando melhorar e aprender. Eu sou uma delas, então, tudo que eu aprendo de novo eu quero trazer pra você que está me vendo aqui, assim, a gente pode aprender junto, o que você acha?

Hoje eu vou te contar os 07 maiores erros que um escritor iniciante pode cometer e como você pode melhorar as suas histórias!

Mas isso não quer dizer que você faz todos eles, mas é uma boa lista para abrir seus olhos na hora da sua escrita. A maioria deles eu aprendi na pós com a minha própria vivência e o que eu vi meus colegas fazendo.

O que eu mais gosto na escrita é que temos que estar sempre em movimento, sempre melhorando.

Erro número 1 – Palavras rebuscadas ou muito simples!

Esse é um erro muito comum, às vezes quando começamos a escrever acreditamos que temos que usar palavras bonitas e difíceis. Quem nunca procurou sinônimos mais glamurosos para palavras simples que atire a primeira pedra! Isso é normal, principalmente quando ainda não encontramos nossa própria linguagem. Mas as palavras rebuscadas se tornam artificiais, causando estranhamento. Do mesmo modo que palavras muito vazias e lugares comuns podem soar estranho e amador. Então o equilíbrio na linguagem é muito importante. Nada de palavras rebuscadas, ein?

Erro número 2 – Não corrigir o texto!

Eu vejo muita gente que escreve um texto e não corrige depois. Para mim essa parte é fundamental, porque é quando eu vejo as falhas gramaticais, os erros de concordância e até erros na história. Erros de continuidade sabe? Quando algumas situações não conversam uma com a outra. É visível quando pegamos um texto e ele não foi corrigido, nem reescrito, então tire um tempo pra aprimorar a sua história, isso é essencial.

Erro número 3 – Tomar a fala do narrador!

Às vezes quando escrevemos esquecemos que o narrador não é a gente. Exceto Saramago, né? Que disse que todos os seus narradores eram ele mesmo. O narrador pode não pensar como a gente pensa, principalmente quando esse é um narrador em primeira pessoa, Quando o narrador é em terceira pessoa temos que saber como esse narrador conta a história e quem ele é. Eu já escutei muitas vezes que no texto que eu tava trabalhando tinha muito de mim, o que não combinava com a voz da narradora, e os leitores realmente reparam nisso, principalmente os mais críticos.

Erro número 4 – Confusão de tempos verbais!

Essa é uma confusão muito comum para quem tá começando, principalmente quem não tempo um passado na escrita ou na literatura. Eu mesma já cometi o erro de misturar presente, passado e mais passado nas minhas histórias nas minhas histórias, achando que aquilo faria sentido, mas não vez. Claro que você pode fazer isso, mas tem que ter muita consciência do que você está fazendo pra não desmontar que você deixou aquilo passar.

Erro número 5 – O medo da crítica

Sem a crítica seu texto nunca vai crescer. Eu sei que é difícil abrir para os outros uma parte tão nossa. Eu fiquei anos escrevendo só para mim, sem deixar ninguém ver. E foi na pós, estudando com meus colegas e escutando as críticas deles sobre o que eu escrevia que eu aprendi a não levar o que eu escreve tão a sério. A gente tem que se desapegar do medo de ser criticado porque a vida de um escritor é sempre inundada de criticas, mesmo os mais famosos e queridos escritores passam por isso.

Então, deixe seus amigos lerem, faça alguma oficina que te ajude a mostrar seus textos e coloque eles no mundo, só assim você vai saber quais seus pontos fracos e quais seus pontos fortes.

Erro número 6 – Poucas leituras e estudos

Eu tive um professor o Joca que sempre dizia que não dá para ser escritor se você não lê muito. E essa é a mais pura verdade, você tem que ler de tudo! todos os tipos de narrativas, porque cada uma delas pode te ensinar alguma coisa. Leia muito, sério! Outra coisa que eu vejo são pessoas começando a escrever mas que não querem fazer cursos e estudar. Para tudo é necessário uma formação, inclusive para escrita, se você quer escrever vai ter que se dedicar e investir em cursos e leituras teóricas sobre escrita, só assim sua escrita melhora, confia em mim.

Erro número 7 – Desistir, ou ter pouca paciência

Todos os dias eu penso nisso, o quão difícil é escrever um bom texto, lapidar e transformar as palavras em algo que realmente vale à pena ser publicado. É exaustivo e exige muita paciência, porque não se escreve um livro em um dia, são anos de escrita e preparação para um livro ser publicado, principalmente um primeiro livro.

Eu sou uma pessoa extremamente impaciente e tive que aprender a lidar com a minha vontade de ter tudo pronto pra ontem.

E outra coisa, é difícil mesmo, então não desista!

Bom, esses foram os 7 erros que vi durante essa minha caminhada para me tornar escritora. Você já passou por algum desses? Ou vivenciou outros? Me conta nos comentários!

✨ LIVROS DE ESCRITA QUE EU RECOMENDO ✨

Escrever ficção – Um manual de criação literária: https://amzn.to/3xoEmeb

Como se encontrar na escrita – O caminho para despertar a escrita afetuosa em você: https://amzn.to/3E7G9qJ

Para ler como um escritor – Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los: https://amzn.to/3xncmHE

Oficina de escritores – Um manual para arte e ficção: https://amzn.to/3DNoOmB

A Jornada do Escritor – Estrutura Mítica para Escritores: https://amzn.to/3HLMyd8

Como funciona a ficção: https://amzn.to/312pk1Z

Sobre a escrita de Stephen King: https://amzn.to/3p2SN3B

Escrevendo com a alma – Liberte o escritor que há em você: https://amzn.to/311RbPz

Escrever de Marguerite Duras: https://amzn.to/30T1ohz

A arte do romance de Milan Kundera: https://amzn.to/30SE8zL

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: