#1 Diário de escrita – Primeira semana escrevendo meu segundo livro!

Photo by Etienne Girardet on Unsplash

Já faz um tempo que quero escrever um diário de escrita. Acho importante documentar os passos que me levarão até a completude desse projeto. Por mais difícil que seja eu vou ter que terminar esse livro até abril de 2023 para apresentar na banca de TCC. Eu faço uma pós graduação chamada: formação de escritores. Sempre abrevio e digo que faço pós graduação em escrita criativa, mas não sei se isso é correto, de qualquer forma essa é uma maneira mais simples de explicar sobre o curso.

Essa semana tivemos que entregar o projeto de livro, onde falamos sobre os porques de nossas escolhas e mostramos um cronograma detalhado do processo de escrita. Coloquei que escreveria um capítulo de dez páginas por semana, o que eu espero conseguir, mas quem escreve sabe o quão difícil isso é. A narrativa que escolhi como projeto foi algo que eu nunca imaginei que escreveria: uma história de fantasia. Uma mulher quebrada, meu primeiro livro (que ainda não terminei) é uma história bem realista, e eu sempre imaginei que continuaria nessa pegada.

Decidi experimentar em uma das oficinas passadas, onde escrevi três contos. Cada um com o ponto de vista de um personagem: Teodora, Vitória e Caio. Teodora é uma mulher que viaja no tempo enquanto dorme, mas ela não tem controle sobre suas viagens. Vitória é uma bruxa que usa o álcool como combustível. Caio é o filho perdido de Teodora, ele viaja no tempo também, mas como um espectro. Todos eles são praticamente imortais. Essa história rendeu elogios e depois de refletir sobre o que eu queria como projeto decidi me jogar nessa história.

Tive que finalizar o primeiro capítulo essa semana. Para escrever ele eu usei partes que eu já tinha do conto anterior e adicionei algumas coisas que fariam mais sentindo para a trama. Por falar nisso, é uma trama complexa, onde os personagens se encontram em tempos e lugares diferentes. Meu foco inicial era discorrer sobre três cidades que eu amo: São Paulo, Florença e Tânger. Isso mudou um pouco e eu adicionei mais cidades na lista, e também mais do passado e do futuro. É isso, teremos passado, presente (o nosso) e o futuro tudo em um mesmo lugar. Vou de 5009 A.C até 3065 D.C. O que será que vai sair disso? Ainda não sei, mas estou louca para descobrir!

One Reply to “#1 Diário de escrita – Primeira semana escrevendo meu segundo livro!”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: