#3 diário de escrita: Escrita é processo!

Para quem não sabe eu comecei a escrever um livro no fim de 2018 e me embrenhei nessa construção durante toda a pandemia. Terminei de escrever o primeiro esboço no fim de 2020 e percebi que por mais que eu tivesse um livro inteiro em mãos, eu ainda tinha muito o que aprimorar. 

Tanto que nunca coloquei esse livro no mundo, sabia que ele ainda não estava pronto. 

Fiquei insegura com as possíveis reações contrárias. 

Fiquei com medo de que não vendesse. 

Não queria passar vergonha no meio literário com uma obra inacabada. 

Então, engavetei. 

Guardei, não para me esconder atrás dele e sim para estudar e melhorar, para que enfim ele ficasse o mais próximo de bom que eu pudesse. Foi aí que eu decidi começar a pós graduação no Instituto Vera Cruz e depois de um ano lendo e relendo os meus textos, e dos meus colegas, eu decidi começar um segundo livro. Isso mesmo, sem ter finalizado o primeiro. Confesso que eu não gosto de praticar a mesma atividade por muito tempo e precisava trocar, começar do zero, sabe? Eu não deixei aquele primeiro livro de lado, ele será trabalho e retrabalhado, tenho pensado muito nele ultimamente e nas novidades e aprendizados que eu posso trazer na sua construção. Mas me embrenhei em uma história nova e divertida. 

Escrevo todos os dias, alguns mais, outros menos, não no ritmo que eu gostaria, mas no ritmo que meu corpo e minhas outras atividades permitem. Quando eu comecei a respeitar o meu processo criativo e as minhas vontades em relação a projetos artísticos tudo saiu com mais fluidez. Eu ainda tenho que escrever esse livro em um ano, e entregá-lo em abril de 2023, mas agora tento confiar no processo e aceitar as minhas próprias vontades e limitações.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: